Por: Josué Joaquim da Silva

PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO NECESSÁRIA

 

Presente em todos os níveis, etapas ou modalidades de ensino, o planejamento da prática pedagógica é considerado como atividade principal no cotidiano do professor.

 

      Planejar o trabalho pedagógico é tarefa fundamental na prática do professor, seja na Educação Básica ou Superior, faz-se necessário a pesquisa, definir objetivos, estratégias, entre outros elementos presentes no planejamento que, além de coordenar, também são vistos como facilitadores na prática docente.

        Conhecer a realidade da sala de aula, os diferentes níveis de aprendizados, bem como, os conhecimentos que os alunos já trazem sobre o que se pretende ensinar, são fatores que devem ser considerados pelo professor antes de planejar. Além disso, é preciso observar a proposta e os projetos pedagógicos pertencentes a escola.

         Ao tratar sobre os princípios da Educação Nacional, a Lei de Diretrizes e Bases – LDB, em seu Art. 2º elenca que a Educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (BRASIL, 1996).

Nessa perspectiva, entendendo que a prática pedagógica docente prepara o educando para a cidadania, o planejamento precisa ter relação com a proposta pedagógica da escola e consequentemente com a Base Nacional Comum Curricular, visando garantir os princípios da Educação, bem como, o atendimento às exigências sociais.

Na visão de Libâneo (2013) o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulado a atividade escolar e a problemática do contexto social. Assim, o professor tem o papel de articulador e mediador entre o aluno e os conhecimentos. Com isso, a nossa missão não é de meros transmissores de informações, mas de mediar os caminhos facilitadores para aprendizagens significativas ao educando.

Dessa forma, durante o planejamento escolar é necessário considerar critérios como: estabelecer objetivos significativos e relacionados com o objeto do conhecimento, escolher os procedimentos metodológicos adequados, definir os recursos didáticos e elencar os processos avaliativos. Assim, a pratica de planejar e/ou replanejar deverá ser um exercício contínuo no trabalho docente, buscando sempre realizar importantes passos no processo de ensino-aprendizagem.


REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: Senado Federal,

Coordenação de Edições Técnicas, 2017.


LIBÂNEO, José Carlos. O Planejamento Escolar, 2013. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4452090/mod_resource/content/2/Planejamento%20-%20Lib%C3%A2neo.pdf. Acesso em: 30 de julho de 2022.


Comentários

  1. Planejar é um processo... parabéns pelo texto feito com muita clareza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O planejamento escolar é um processo de organização e coordenação da ação docente, feito com o objetivo de articular as atividades escolares ao longo do ano letivo.

      Excluir
  2. Quando se planeja, com foco no desenvolvimento das habilidades, levando em consideração os conhecimentos prévios, estamos com certeza contribuindo para o desenvolvimento pleno do educando.

    Parabéns pelo belo texto.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, texto bastante claro, coeso e bem objetivo.👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, texto coerente com clareza!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela iniciativa de criar esse blog com foco na educação.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom este rexto
    Condiz nao somente com s educação, mas sim com toda vida.
    Sem planejamento nao se faz nada, nao se evolui nem cresce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. O planejamento é necessários em todos os aspectos de nossa vida. Obrigado pela leitura.

      Excluir
  8. Belisssimo esse texto

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Professor! Excelente texto.

    ResponderExcluir
  10. Um professor que não planeja, não consegue o sucesso no aprendizado de seus alunos, o planejamento é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  11. O planejamento é necessário e importante para elencar estratégias para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ECOPEDAGOGIA: fundamentos e compreensões

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: MECANISMO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA