PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: MECANISMO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
Por: Josué Joaquim da Silva
Documento obrigatório em todas as instituições educacionais, o PPP não deverá ser visto apenas como um cumprimento burocrático, mas um mecanismo praticável e capaz de retratar a realidade da escola.
O Projeto Político Pedagógico não
é considerado uma novidade nas discussões educacionais, mas está presente no âmbito
da Educação Brasileira desde a década de 80. Seu surgimento se deu no contexto
do processo de redemocratização política do Brasil. O PPP tem como principal
objetivo apresentar a identidade da instituição escolar, de modo que, possamos
conhecer e compreender os caminhos adotados pela escola em sua prática
educativa.
A Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDB), lei nº 9.394/1996, em seu Art. 14 e inciso I, estabelece que, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios definirão normas de Gestão
Democrática no ensino público da educação básica e apresenta como um dos
critérios, a participação dos profissionais da educação na elaboração do
projeto pedagógico da escola.
Segundo Veiga (2004) o PPP é
projeto porque reúne propostas de ação concretas a executar durante determinado
período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço de formação
de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e
coletivamente na sociedade. É pedagógico porque define e organiza as atividades
e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Nesse sentido, dentre os
diversos tópicos que devem fazer parte do PPP, a identificação institucional, o
contexto histórico da escola, a missão, a visão de futuro, o marco doutrinal da
instituição, o marco situacional e as diretrizes curriculares adotadas pela
escola, são elementos que não podem faltar na construção ou no realinhamento do
Projeto Político Pedagógico.
Dessa forma, não se trata de
um documento pronto e acabado, mas que se encontra em “movimento” constante,
tendo em vista as mudanças ocorridas em nossa realidade, bem como, as atualizações
curriculares que acontecem ao longo do tempo. Além disso, acompanhar os
processos de mudanças da sociedade faz parte dos diferentes cumprimentos dos
papeis da escola.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.
VEIGA, Ilma Passos A. (org.). Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. ed. Papirus, v.17, 2004.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
ResponderExcluir👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽És merecedor
ResponderExcluirParabéns
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirGlória a Deus 🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽
ResponderExcluirExcelente
ResponderExcluirSintético e claro. Parabéns pelo texto.
ResponderExcluirMuito bem colocado. Parabéns pela publicação. Obrigado por me proporcionar essa leitura. Excelente trabalho.
ResponderExcluirExcelente trabalho
ResponderExcluirParabéns professor pela excelente explanação.
ResponderExcluirParabéns professor Josué, você é referência em educação e em gestão, terá sempre minha admiração.👏👏
ResponderExcluirÉ isso o PPP é extremamente importante, porém muitas escolas deixam de atualizar este documento e não dão a importância que ele de fato possui.ótima publicação e necessária.
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirExcelente trabalho do nosso mestre Josué Joaquim, é um orgulho para a nossa escola, te-lo como nosso coordenador pedagógico. Parabéns 👏.
ResponderExcluir👏👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluirA cada dia aprendo mais com esta criatura maravilhosa e inteligente! Gratidão por te conhecer.
ResponderExcluirMais um texto em referência na área da educação, onde parabenizo, o professor Josué por tamanho conhecimento na construção de ideias e atividades visionárias na proposta da educação.
ResponderExcluir👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
ResponderExcluirParabéns, Professor Josué, pelo excelente texto que acerca da relevância do Projeto Político Pedagógico.
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