Publicado Por: Josué Joaquim da Silva
INTERDISCIPLINARIDADE:
um desafio da educação contemporânea
Com bastante espaço
nas discussões acadêmicas da área da educação e nas formações continuadas de
professores, a interdisciplinaridade será o nosso assunto deste recorte
científico. Siga com esta leitura, faça suas reflexões e novos aprofundamentos.
Antes
de falarmos a respeito da Interdisciplinaridade propriamente dita, é importante
compreendermos a diferença entre os termos: Inter, Multi e Transdisciplinaridade.
Nesse entendimento, faz-se necessário analisarmos esses conceitos
separadamente, a saber:
Interdisciplinaridade: é a
interação de duas ou mais disciplinas de áreas diferentes, implicando uma troca
de conhecimentos de uma disciplina à outra, gerando um corpo disciplinar.
Multidisciplinaridade: os
conteúdos escolares se apresentam como matérias independentes, como um somatório
de disciplinas, sem relação entre si;
Transdisciplinaridade: é
o grau máximo de relações entre as disciplinas, a busca de uma interação global
dentro de um sistema, objetivando a unidade do conhecimento (ZABALA, 1998).
O movimento interdisciplinar surgiu na
França e na Itália em meados da década de 60, num período marcado pelos
movimentos estudantis que, dentre outras coisas, reivindicavam um ensino mais
sintonizado com as grandes questões de ordem social, política e econômica da
época (FAZENDA, 1994).
Nesse contexto, no Brasil, a Interdisciplinaridade
divide-se em três momentos: a década de 1970, período em que se inicia as
primeiras discussões, dessa prática, buscando a organização do currículo com a
junção de disciplinas como: Ciências e Matemática; Geografia e História no âmbito
da Educação Básica; a década de 80, marcada por um movimento que caminhou na
busca de compreender os fundamentos da interdisciplinaridade; e a década de
1990 é caracterizada pela busca de compreensões teóricas e de fundamentos a
respeito da interdisciplinaridade.
A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional – LDB, lei nº 9.394 de 1996, traz em seu artigo 2º que a
Educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo
para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Acreditamos
que, com essa prerrogativa legal, as discussões sobre o planejamento pedagógico,
passou-se a ser mais evidenciado e organizado, de modo que, atenda as
necessidades formativas do sujeito integral, assim como, também orienta a Base
Nacional Comum Curricular – BNCC (2017). Assim, o trabalho interdisciplinar na
formação do aluno ganha ainda mais destaque.
Um ensino interdisciplinar requer um
trabalho em conjunto entre alunos e professores assim como de gestores e demais
sujeitos integrantes da comunidade escolar, ou seja, a integração não deve
ocorrer apenas entre as disciplinas escolares, mas também entre pessoas,
conceitos, informações e metodologias (FAZENDA, 2003).
A interdisciplinaridade busca a
valorização de todas as ciências sem que haja uma supremacia de determinada
área em relação a outras.
Dentre as inúmeras práticas
interdisciplinares, apresentamos aqui algumas sugestões que favorecem o
trabalho pedagógico no âmbito da Educação Básica:
- O
professor da disciplina Geografia, com o conteúdo “Formação do
Território Brasileiro”, poderá trabalhar um poema ou uma poesia que
contemple um fato histórico da época, como por exemplo, “A Chegada dos
Portugueses ao Brasil”;
- Na
disciplina Ciências com o conteúdo “Impactos Ambientais”, o professor
poderá trabalhar a história da ocupação da cidade nos últimos 10 anos e
analisar alguns impactos ambientais ocorridos ao longo desse tempo;
- A
Produção Textual em Língua Portuguesa poderá envolver textos que possuam
relação com os conteúdos trabalhados em outras disciplinas, como exemplo,
Meio Ambiente, Contextos Históricos, População, Economia, Saúde, entre
outros.
- Que
inclua no planejamento ideias e sugestões dos alunos;
- Que
não se intimide de entrar em áreas “alheias”;
- Que
leve em consideração conceitos que poderão ser explorados em outras
disciplinas;
- Que
discuta o seu planejamento anual em conjunto para que se outros
professores se interessarem, poderão fazer parcerias;
- A interdisciplinaridade não necessita de grandes projetos, é possível praticá-la entre dois professores ou até mesmo sozinho.
Referências
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 11ª. d. Campinas, SP: Papirus, 2003.
_______. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.
ZABALA, Antoni. A prática educativa:
como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Excelente REFLEXÃO 👏👏👏👏
ResponderExcluirParabéns! Muito enriquecedor
ResponderExcluirObrigado Dalvaneide!
Excluir👏👏👏👏
ResponderExcluirExcelente texto, linguagem clara e ideias de interdisciplinaridade muito bem postas.
ResponderExcluirObrigado pela apreciação de nosso texto.
ExcluirMuito boa essa reflexão! Parabéns!
ResponderExcluirObrigado Erivaneide.
ExcluirMuito bom
ResponderExcluirEsse texto mim fez lembrar de disciplinas da faculdade
Excelente esses textos com leituras clraa e de fácil !!! ZABALA ,me recorda aos tempos do curso de pedagogia prof Giane Vieira.
ResponderExcluirObrigado pela apreciação do artigo.
ExcluirOi Josué, maravilha de texto!!!! É teórico ao mesmo tempo didático para estudos. Muito bom! Parabéns
ResponderExcluirObrigado Professora Dra. Karen Pinheiro.
ExcluirÉ bom tê-la acompanhado as nossas postagens nesse espaço de interações.
O texto bem explicativo..onde a leitura nos deixa com bastante vontade de aprofundar cada vez mais no tema trabalhado....
ResponderExcluirParabéns
Grato pela leitura e considerações realizadas, amigo Lucas Rafael.
ExcluirParabéns Josué👏👏👏
ResponderExcluirParabéns professor Josué!!!
ResponderExcluirObrigado pela apreciação Vanêssa.
ExcluirBom dia mestre Josué , li seu texto parabéns pela lucidez na leitura e compreensão do tema trazendo contribuições principalmente para os iniciantes da educação brasileira. Um abraço!
ResponderExcluirMuito obrigado pela apreciação e análise de nosso artigo.
ExcluirParabéns professor. Conteúdo bastante enriquecedor...
ResponderExcluirObrigado pela leitura!
ExcluirÓtimo texto e principalmente, com uma visão atual.
ResponderExcluirParabéns.
Obrigado Iran Junior!
ExcluirExecelente, exclarecedor de forma sintética que nos envolve e nos influencia a prática.
ResponderExcluirObrigado pela leitura e análise do conteúdo explicito no texto.
ExcluirExcelente texto numa linguagem clara e objetiva, o qual favorece a compreensão.
ResponderExcluirObrigado Professor Ailson Freire.
ExcluirGrato pela apreciação do texto.