Publicado por: Josué Joaquim da Silva


EDUCAÇÃO OU EDUCAÇÕES?

Quando falamos o termo Educação, a maioria das pessoas  fazem logo a relação com a educação escolar. Porém, será que essa é a única forma de educação existente na sociedade? Essa e outras reflexões a respeito desse assunto, realizaremos a partir da leitura deste artigo.


A educação escolar é considerada um direito de todos, sendo vista como um dos principais fatores para o desenvolvimento social. É através da Educação que uma sociedade cresce com mais oportunidades, relevantes conhecimentos e mais qualidade de vida para as pessoas.


Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias: educação? Educações (BRANDÃO, 2007).


A Educação não acontece apenas na escola, Carlos Rodrigues Brandão, nos proporciona uma reflexão mais abrangente e significativa a respeito do que é Educação. A escola sozinha não consegue promover a formação para a cidadania, tendo em vista que, aprendemos e nos educamos em diferentes espaços sociais, incluindo a família, a associação, a igreja e em diversos outros espaços de interação social.


Nesse entendimento, Coombs e Ahmed (1975) compreendem a Educação nas seguintes concepções:

1. educação formal: sistema educacional fortemente institucionalizado, cronologicamente graduado e hierarquicamente estruturado, que compreende os primeiros anos escolares até a universidade;

2. educação não-formal: toda atividade educativa organizada e sistemática realizada fora do marco do sistema oficial para facilitar a aprendizagem de subgrupos específicos da população;

3. educação informal: um processo ao longo da vida, em que as pessoas adquirem e acumulam conhecimentos por meio das experiências diárias e de sua relação com o meio.


Nessa perspectiva, é importante salientar que, a educação formal trata-se do ensino sistematizado e que o processo educativo segue um currículo rígido. Já a educação não-formal acontece em espaços como associações, sindicatos e outras importantes instituições que colaboram para a formação do sujeito, porém não são consideradas sistemas oficiais de ensino. Quanto a educação informal, entende-se como a orientação que se recebe dos pais, da família, na rua, no bairro e em suas diferentes formas de interações cotidianas.


Dessa forma, compreendemos a grande relevância da instituição escolar na formação do cidadão, mas entendemos que, a escola sozinha não pode ser considerada a única instituição com essa responsabilidade. E que a educação também acontece em outros espaços, tendo em vista que, se aprende com a educação familiar, com as orientações, leituras e experiências acumuladas ao longo da vida, relacionadas às nossas interações no contexto cultural e em nossa convivência social.


BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. (Coleção primeiros Passos; 20).

COOMBS, Philip H. & AHMED, Manzoor (1975). La lucha contra la pobreza rural. El aporte de la educación no formal. Madrid: Editorial Tecnos.

Comentários

  1. Muito relevante 👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  2. Na atualidade observamos os novos recursos tecnológicos como o acesso a internet e meios de comunicação possibilitando maiores oportunidades de formação na educação formal e informal.

    Quando usados com objetivos para construir conhecimentos, possibilitam progresso culturais e científicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você.
      E esses diferentes espaços e recursos todos eles poderão ser utilizados para fazermos uma boa educação.

      Excluir
  3. A educação é abrangente como o é a própria humanidade. Para que o processo educacional aconteça é necessário que olhemos para as ações humanas, as quais se explicam na relação com sua própria finalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Edionaldo.
      É nas relações humanas que a formação acontece.

      Excluir
  4. 👏👏Josué, sempre trazendo temas significativos sobre a educação!

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto! Parabéns.
    👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  6. Muito boa as definições: educação formal não formal e informal : a família como exemplo e ao longo da vida com a experiência 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽


    Parabéns pelo texto Josué!!

    Dariene 🤗

    ResponderExcluir
  7. Uma excelente reflexão, como sempre relevante contribuição. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, essa tematica é bastante relevante nesse momento em que a educação no nosso país precisa vivenciar tudo o que relata o tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela leitura do nosso texto Fátima.
      Sem dúvidas uma depende da outra para a formação da cidadania.

      Excluir
  9. Parabéns pelo texto, amigo, Josué. Um tema bem amplo e relevante, mas você deu conta pela capacidade de síntese que tem, que não deixa de ser uma grande competência. Gostei de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela apreciação do texto, amiga, Bete Campos.
      Agradeço pela forma de sua analise da temática e pela compreensão da mensagem que buscamos transmitir.

      Excluir
  10. Parabéns Josué muito bom esse texto, sobre a Educação, um abraço

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Josué pelo excelente texto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ECOPEDAGOGIA: fundamentos e compreensões

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: MECANISMO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA