Publicado por: Josué Joaquim da Silva
CONCEPÇÕES SOBRE O CURRÍCULO ESCOLAR
Com o seu espaço já garantido nas discussões educacionais ao longo da história, o Currículo Escolar é o nosso tema desta publicação. Recomendo a sua leitura e novos aprofundamentos sobre esse assunto a toda comunidade acadêmica e escolar.
O currículo escolar associa-se a distintas concepções,
que derivam dos diversos modos de como a educação é concebida historicamente,
bem como, das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um
dado momento. Os conteúdos a serem ensinados e aprendidos; as experiências de aprendizagem
escolares a serem vividas pelos alunos; os planos pedagógicos elaborados por
professores, escolas e sistemas educacionais; os objetivos a serem alcançados
por meio do processo de ensino; os processos de avaliação que terminam por
influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da
escolarização (BRASIL, 2007, p. 18).
Nesse sentido, o currículo é entendido como as
experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio as
relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos
estudantes.
O currículo aparece, assim, como o conjunto de
objetivos de aprendizagem selecionados que devem dar lugar à criação de experiências
apropriadas que tenham efeitos cumulativos avaliáveis, de modo que, se possa
manter o sistema numa revisão constante, para que nele se operem as oportunas
reacomodações” (SACRISTÁN, 2000).
Ao longo da história da Educação brasileira ocorreram
diversas mudanças na perspectiva de atender as exigências da sociedade. Com
isso, no decorrer da história, as alterações e reflexões a respeito do
currículo escolar aconteceram na busca de organizar e adequar os sistemas de
ensino e as instituições escolares objetivando atender às necessidades de aprendizagens
dos alunos em cada período histórico social. Nesse processo de mudanças e
reflexões ao longo do tempo, podemos compreender que, as tendências pedagógicas
tiveram e ainda possuem bastante influência no processo de concepção e organização
do currículo.
A Base Nacional Comum Curricular, aprovada pelo
Ministério da Educação no ano de 2017, hoje, é o principal documento orientador
para a organização dos currículos no Brasil. Trata-se de um documento elaborado
de forma democrática, que além apresentar um conjunto de habilidades essenciais que todos os alunos
devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, também dar
autonomia aos sistemas de ensino para contemplar a sua realidade na elaboração
e realinhamento de seu currículo.
Sendo assim, não podemos confundir o currículo escolar
apenas como uma grade curricular ou determinado roteiro de ensino, mas como um
conjunto de elementos essenciais presentes no cotidiano escolar e que estão
relacionados aos objetivos, experiências, conteúdos, processos avaliativos,
projetos pedagógicos, entre outros fatores fundamentais para a formação básica
de nossos estudantes.
É nesse entendimento que, encontramos diferentes concepções sobre os tipos de currículo, porém que se complementam:
- Currículo formal, oficial, prescrito, explícito: é tudo aquilo que é orientado, apresentado ou atribuído pelo sistema de ensino;
- Currículo real, em ação: o que será realizado em sala, ou seja, é o planejamento de aula que o professor faz e vai praticar em sala de aula. Muitas modificações nesse processo podem ocorrer. É o planejamento e ação;
- Currículo oculto: são todas as manifestações em ambiente escolar. São as simbologias que formam o ambiente escolar, que não estão expressos em palavras ou não estão formalmente no papel.
MOREIRA,
Antônio Flávio Barbosa. Indagações sobre currículo: currículo,
conhecimento e cultura; organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra
Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília: Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
SACRISTÁN,
José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre:
Artmed, 2000.
O currículo é um tema que está sempre em discussão no ambiente acadêmico, mas também no “chão da escola”, momento em que entra de fato no planejamento do professor e também no planejamento do projeto pedagógico da escola, visto que cada escola tem sua particularidade. Achei perfeita sua fala sobre o tema.
ResponderExcluirObrigado.
ExcluirÓtima compreensão e reflexão sobre o assunto. Parabéns!
O currículo é um dos norteadores do trabalho Pedagógico. Ótimas explanações!
ResponderExcluirObrigado Erivaneide.
ExcluirParabéns Prof. pela informações relevantes desse texto. Abraço
ResponderExcluirO currículo escolar deve acompanhar os passos da vivência escolar, na medida em que esta é atravessada pelos anseios e expectativas dos seus alunos.
ResponderExcluirObrigado pela apreciação do nosso texto. Muito relevante a sua visão.
ExcluirMuito legal!!!
ResponderExcluirObrigado.
ExcluirO Curriculo rescolar deve esta alinhado com o contexto onde a escola esta inserida se aperfeiçoando ao curriculo real.
ResponderExcluirParabéns pelo texto.
Obrigado pela leitura Dalvaneide e parabéns pelo seu olhar.
ExcluirExcelente texto. Parabéns, Josué.
ResponderExcluirObrigado Ailson Freire.
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