Por: Josué Joaquim da Silva
Avaliar é preciso! Ação complexa, fundamental e necessária,
presente diariamente na prática pedagógica.
Avaliar o processo de aprendizagem não é
tarefa fácil, porém é visto como uma das principais atividades na prática
diária do professor. Esse processo implica na própria formulação dos objetivos
da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outros. Portanto,
a avaliação é considerada como parte de um processo maior, deve ser usada tanto
no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do aluno, quanto no sentido
de uma apreciação final sobre o que o estudante pôde obter em um determinado
período, sempre com vistas a planejar ações educativas futuras.
A esse respeito, a Professora Jussara Hoffmann (2003) considera que a avaliação é a reflexão transformada em ação.
Ação essa, que nos impulsiona a novas reflexões. Reflexão permanente do
educador sobre sua realidade, e acompanhamento de todos os passos do educando
na sua trajetória de construção do conhecimento.
A LDB em seu artigo 24, inciso V, estabelece
que nas etapas do Ensino Fundamental e Médio da Educação Básica, a avaliação
deverá ser contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos
aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do
período sobre os de eventuais provas finais.
Nesse sentido, a avaliação deverá
ocorrer de forma contínua, sendo compreendida como uma das principais ações
para perceber se os objetivos estabelecidos no planejamento foram alcançados.
Com isso, não é concebível considerar como avaliação apenas a realização de atividades
no final ou em determinado período do bimestre, mas é necessário que seja uma prática
diária e contínua, considerando diferentes ações, tanto as mais simples quanto
as mais complexas.
É importante que esse entendimento não seja
compreendido apenas pelos professores, mas por todos que formam a comunidade
escolar. Dialogar com os demais profissionais da escola, com os alunos, com os pais/responsáveis
sobre os diferentes tipos de avaliações e a respeito das diversas etapas do
processo avaliativo é uma tarefa fundamental e necessária para que todos possam
se sensibilizar ou até mesmo colaborar com essa relevante ação educativa.
Dessa forma, considerando que a
avaliação deverá fazer parte das diversas etapas do processo de
ensino-aprendizagem e com o intuito de despertar o olhar e facilitar o
entendimento do professor, alguns autores apresentam diferentes tipos de avaliação.
A esse respeito, Ballester (2003) traz algumas definições importantes:
- Avaliação Diagnóstica: pode ser feita
por meio de vários instrumentos, como questionários, contendo questões abertas
e fechadas, entrevistas, pautas de observação e outros instrumentos escolhidos
pelo professor e pela escola.
- Avaliação Formativa: está muito ligada
ao processo de feedback, além do aperfeiçoamento do processo de
ensino-aprendizagem. Quando bem empregado, este processo de avaliação garante a
qualidade do ensino e assegura que a maioria dos alunos atinjam o objetivo
esperado, pois tem como propósito ajudar o aluno a melhorar o seu desempenho.
- Avaliação Somativa: realiza-se no final
de cada período ou etapa e possui uma função social de assegurar que as
características dos estudantes respondam a determinadas exigências feitas pelo
sistema. Porém, tem ainda uma função formativa de descobrir se os alunos
conseguiram atingir comportamentos que haviam sido previstos pelos professores
e como consequência, possuírem pré-requisitos básicos e necessários para
aprendizagens posteriores.
REFERÊNCIAS
BALLESTER,
Margarita. Avaliação como apoio à aprendizagem. Porto Alegre: Editora
Artmed, 2003.
BRASIL. Lei nº
9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação
Nacional. Brasília: MEC, 1996.
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação:
mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 32ª Edição. Porto Alegre:
Medição, 2003.
Parabéns pelo texto!
ResponderExcluirTem grande relevância para qu atua na área da educação.
Obrigado. Agradeço a leitura.
ExcluirMuito bom! Mais um espaço de discussão. Parabéns!!
ExcluirParabéns Amigo...
ResponderExcluirVc é Top...
Sempre falei isso!!
Obrigado pela apreciação do texto.
ExcluirParabéns meu amigo! Vc é top e sempre trazendo textos incríveis. 👋👋👋
ResponderExcluirAgradeço a feedback e por acompanhar as publicações.
ExcluirMassa...
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirExcelente texto Josué. Parabéns!
ResponderExcluirGrato pela leitura.
ExcluirParabéns, professor Josué! Você faz a diferença na educação. Tenho uma enorme admiração pelo seu belíssimo trabalho. Sucesso sempre!🥰
ResponderExcluirObrigado!
ExcluirAgradeço suas palavras incentivadoras.
Parabéns excelente texto!
ResponderExcluirObrigado pela leitura.
ExcluirJosué poderei estar esquecidoa por você cê mas lembro sempre de você grande mestre um abração Leonizia
ResponderExcluirObrigado Professora Leonizia!
ExcluirFico feliz pela sua atenção e feedback.
Parabéns, professor Josué, pelo excelente texto. O processo avaliativo deve ser realizado para que o professor conheça os avanços e saiba quais as dificuldades dos discentes em determinando assunto, por isso é muito relevante avaliá-los, considerando a avaliação diagnóstica, formativa e somativa.
ResponderExcluirObrigado pela sua leitura e a sua reflexão sobre o assunto em pauta.
ExcluirParabéns professor! É um ótimo texto com embasamento que contribui para análise e reflexão. Erivaneide
ResponderExcluirAgradeço pela leitura, Erivaneide.
ExcluirÓtimo artigo.. parabéns, você é 10
ResponderExcluirGrato pela leitura!
ExcluirO professor Josué é um amante nato da educação. Seus textos são coerentes e muito informativo. De suma importância
ResponderExcluirObrigado Gleyber Miranda! Grato pela leitura do texto.
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