DEFINIÇÕES E TIPOS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por: Josué Joaquim da Silva


Avaliar é preciso! Ação complexa, fundamental e necessária, presente diariamente na prática pedagógica.


Avaliar o processo de aprendizagem não é tarefa fácil, porém é visto como uma das principais atividades na prática diária do professor. Esse processo implica na própria formulação dos objetivos da ação educativa, na definição de seus conteúdos e métodos, entre outros. Portanto, a avaliação é considerada como parte de um processo maior, deve ser usada tanto no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do aluno, quanto no sentido de uma apreciação final sobre o que o estudante pôde obter em um determinado período, sempre com vistas a planejar ações educativas futuras.

A esse respeito, a Professora Jussara Hoffmann (2003) considera que a avaliação é a reflexão transformada em ação. Ação essa, que nos impulsiona a novas reflexões. Reflexão permanente do educador sobre sua realidade, e acompanhamento de todos os passos do educando na sua trajetória de construção do conhecimento.

A LDB em seu artigo 24, inciso V, estabelece que nas etapas do Ensino Fundamental e Médio da Educação Básica, a avaliação deverá ser contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

Nesse sentido, a avaliação deverá ocorrer de forma contínua, sendo compreendida como uma das principais ações para perceber se os objetivos estabelecidos no planejamento foram alcançados. Com isso, não é concebível considerar como avaliação apenas a realização de atividades no final ou em determinado período do bimestre, mas é necessário que seja uma prática diária e contínua, considerando diferentes ações, tanto as mais simples quanto as mais complexas.

É importante que esse entendimento não seja compreendido apenas pelos professores, mas por todos que formam a comunidade escolar. Dialogar com os demais profissionais da escola, com os alunos, com os pais/responsáveis sobre os diferentes tipos de avaliações e a respeito das diversas etapas do processo avaliativo é uma tarefa fundamental e necessária para que todos possam se sensibilizar ou até mesmo colaborar com essa relevante ação educativa.

Dessa forma, considerando que a avaliação deverá fazer parte das diversas etapas do processo de ensino-aprendizagem e com o intuito de despertar o olhar e facilitar o entendimento do professor, alguns autores apresentam diferentes tipos de avaliação. A esse respeito, Ballester (2003) traz algumas definições importantes:

  • Avaliação Diagnóstica: pode ser feita por meio de vários instrumentos, como questionários, contendo questões abertas e fechadas, entrevistas, pautas de observação e outros instrumentos escolhidos pelo professor e pela escola.
  • Avaliação Formativa: está muito ligada ao processo de feedback, além do aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem. Quando bem empregado, este processo de avaliação garante a qualidade do ensino e assegura que a maioria dos alunos atinjam o objetivo esperado, pois tem como propósito ajudar o aluno a melhorar o seu desempenho.
  • Avaliação Somativa: realiza-se no final de cada período ou etapa e possui uma função social de assegurar que as características dos estudantes respondam a determinadas exigências feitas pelo sistema. Porém, tem ainda uma função formativa de descobrir se os alunos conseguiram atingir comportamentos que haviam sido previstos pelos professores e como consequência, possuírem pré-requisitos básicos e necessários para aprendizagens posteriores.


REFERÊNCIAS


BALLESTER, Margarita. Avaliação como apoio à aprendizagem. Porto Alegre: Editora Artmed, 2003.


BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 32ª Edição. Porto Alegre: Medição, 2003.

Comentários

  1. Parabéns pelo texto!
    Tem grande relevância para qu atua na área da educação.

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  2. Parabéns Amigo...
    Vc é Top...
    Sempre falei isso!!

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  3. Parabéns meu amigo! Vc é top e sempre trazendo textos incríveis. 👋👋👋

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  4. Excelente texto Josué. Parabéns!

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  5. Parabéns, professor Josué! Você faz a diferença na educação. Tenho uma enorme admiração pelo seu belíssimo trabalho. Sucesso sempre!🥰

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  6. Parabéns excelente texto!

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  7. Josué poderei estar esquecidoa por você cê mas lembro sempre de você grande mestre um abração Leonizia

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    1. Obrigado Professora Leonizia!
      Fico feliz pela sua atenção e feedback.

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  8. Parabéns, professor Josué, pelo excelente texto. O processo avaliativo deve ser realizado para que o professor conheça os avanços e saiba quais as dificuldades dos discentes em determinando assunto, por isso é muito relevante avaliá-los, considerando a avaliação diagnóstica, formativa e somativa.

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    1. Obrigado pela sua leitura e a sua reflexão sobre o assunto em pauta.

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  9. Parabéns professor! É um ótimo texto com embasamento que contribui para análise e reflexão. Erivaneide

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  10. Ótimo artigo.. parabéns, você é 10

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  11. O professor Josué é um amante nato da educação. Seus textos são coerentes e muito informativo. De suma importância

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